Como os jogos digitais podem ser uma ferramenta no desenvolvimento das crianças

Jogos digitais podem ser ótimas ferramentas no desenvolvimento das criançasCrianças e adolescentes estão cada vez mais envolvidas com o universo tecnológico e não é difícil perceber essa realidade pelo simples fato de se adaptarem tão bem ao ponto de, mesmo com pouquíssima idade, entenderem e utilizarem como se já nascessem com o manual de instruções correndo em suas veias.

Mas com esse fácil acesso a smartphones, tablets, computadores e tantos outros recursos, principalmente com videogames e jogos digitais, é comum que alguns pais, tutores, responsáveis e professores, tenham certo receio e dificuldade em entender o que pode ser apresentado e até que ponto toda essa exposição é benéfica para as crianças.

Toda essa interação, por mais estranha que possa parecer para os que não fazem parte dessa geração, não se trata mais de apenas uma realidade de nossas crianças, mas também de uma necessidade que se faz presente tanto para as gerações atuais, quanto para as futuras, o que nos faz pensar em como utilizar todo esse grande arsenal como ferramenta de trabalho no desenvolvimento dos nossos jovens, alcançando benefícios e oportunidades que não poderiam ser explorados antes e que podem transformar de forma positiva a vida de nossos pequenos.

Se antes os professores aproveitavam ferramentas como filmes que eram e ainda são passados em sala de aula, hoje os jogos digitais também são fortemente cotados para oferecerem melhores experiências e resultados didáticos no decorrer do ano letivo.

Mais e mais escolas e profissionais de educação se adaptam e inserem essas ferramentas no dia a dia com as crianças e adolescentes, levando a didática para além da sala de informática e produzindo formas diferentes de auxiliar e estimular o aprendizado, tornando aulas e tarefas mais interessantes e transformando todo o universo de educação para eles.

Além disso, os jogos digitais, quando bem elaborados e segmentados como estratégia por idade ou propósito, também podem ser grandes e importantes ferramentas para estimular diversos outros aspectos do desenvolvimento, como os que veremos abaixo.

Benefícios no desenvolvimento das crianças e adolescentes

Jogos digitais podem ser ótimas ferramentas no desenvolvimento das crianças

Entre os principais benefícios que os jogos digitais podem entregar para as nossas crianças, existem alguns que vão além e estimulam aspectos não somente intelectuais como também sociais, proporcionando grandes oportunidades para os pequeninos dentro e fora do universo tecnológico.

Vejamos abaixo alguns desses benefícios:

Jogos digitais estimulam o raciocínio lógico

Como a base da maioria dos jogos digitais é resolver problemas, eles estimulam o raciocínio lógico para que os jogadores possam avançar de fase e concluir o jogo.

Esse tipo de ação desenvolve nas crianças e adolescentes diversos estímulos que ajudam a raciocinar, ou seja, elas se forçam a pensarem mais e a criarem estratégias lógicas para resolverem os problemas apresentados o mais rápido possível.

Jogos digitais auxiliam na retenção de informação

Como se trata de uma maneira mais “fácil” de atrair a atenção das crianças e adolescentes, que já estão inclusos nesse universo e anseiam por isso, os jogos digitais elaborados e estrategicamente voltados para o desenvolvimento, podem ajudar a atraí-las de forma mais natural para as atividades propostas, além de transformarem o aprendizado em um momento mais divertido e prazeroso, o que facilita o entendimento e a retenção de informação e de conhecimento de forma mais rápida e completa.

Jogos digitais fortalecem o trabalho em equipe

Os jogos digitais podem também promover um trabalho de equipe bem satisfatório, promovendo atividades e problemas que devem ser resolvidos em grupos, o que transforma o espírito de equipe e estimula o diálogo e a interação entre as crianças e adolescentes.

Alguns jogos online, inclusive, já apresentam essa oportunidade exatamente para este propósito, reunindo diversos jogadores que devem resolver o problema e encontrar a melhor solução, que só será possível através de muita conversa, debate e criação de estratégias em conjunto.

Estes estímulos também auxiliam no desenvolvimento das crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente online e tecnológico, inspirando e ensinando diversos benefícios que serão utilizados durante toda a vida, como o próprio trabalho em equipe, a busca e enfrentamento para a resolução de problemas e a prática em buscar maneiras diferentes de aprender e o gosto pelos estudos.

Ou seja, os jogos digitais, assim como a tecnologia que se apresenta de forma contínua para todos nós, traz diversas oportunidades para os nossos pequenos. Cabe a nós aproveitarmos essas ferramentas, já que estão disponíveis e os atraem de forma muito rápida e direta, para que sejam estimulados a se desenvolverem positivamente mais e mais.

Além dos jogos digitais, também existem outras opções de atividades que auxiliam nesse desenvolvimento, você pode conferir algumas que separamos anteriormente aqui em nosso blog.

Clique aqui e confira 9 jogos e atividades educativas para crianças e adolescentes passarem o tempo em casa, nesse artigo separamos opções de atividades ao ar livre, jogos de tabuleiro e aplicativos que trazem conceitos e aprendizados semelhantes aos que mencionamos acima, além de proporcionar grandes momentos divertidos para as crianças e familiares.

Compartilhe:

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Novidades

Cadastre seu email para receber nossos informativos


YoGamers do Bem - Todos os direitos reservados.

Criação do siteLogo Criativito