9 Jogos e atividades educativas para crianças e adolescentes passarem o tempo em casa

Atividades e jogos educativos são essenciais para auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes, e exatamente nesse período em que eles estão afastados das escolas por conta da quarentena causada pela pandemia do Coronavírus, selecionar algumas dessas ferramentas pode ser extremamente útil para os pais.

Atividades lúdicas captam a atenção das crianças e adolescentes de forma mais fácil, o que torna a tarefa algo mais prazeroso e o ensino um pouco mais “tranquilo”, além de deixar as crianças mais a vontade a ponto de conseguirem, inclusive, aprenderem de forma mais rápida.

Pensando exatamente nessa importância e na atenção dos pais nesse período, trouxemos abaixo 9 opções de jogos, atividades e até aplicativos que irão ajudar no desempenho e desenvolvimento dos pequenos ao mesmo tempo em que se divertem e passam o tempo.

Jogos e atividades educativas para crianças e adolescentes entre 8 a 16 anos

Para deixar tudo mais prático, trouxemos exemplos de atividades livres que podem ser realizadas na sala, no quarto ou no quintal, além de atividades com o auxílio de tabuleiros e atividades realizadas através de aplicativos gratuitos.
Análise aquelas que mais se encaixam ao que deseja para as crianças e aproveite, com certeza elas vão adorar!

Atividades livres

As atividades que selecionamos abaixo são criativas e podem ajudar em diversos pontos cognitivos das crianças. São elas:

O que mudou?

Objetivo da atividade

Para crianças a partir dos 8 anos, essa atividade estimula a memória, a perspicácia e a observação.

Como se brinca?

Dentro de casa ou no quintal, todos, inclusive os adultos que também podem participar, devem escolher uma das crianças que deverá começar deixando o ambiente enquanto os que ficam fazem algumas modificações nos objetos presentes no local.

Pode-se esconder um objeto ou mudá-lo de lugar, como por exemplo: esconder as almofadas do sofá ou trocar os quadros de lugar.

Após fazerem as mudanças, a criança deve retorna ao ambiente e então procurar o que mudou. Para ajudar, os outros participantes podem dizer se está frio ou quente à medida que a criança se aproxima daquilo que foi mudado.

Dança das cadeiras

Objetivo da atividade

Para crianças a partir dos 8 anos, essa atividade estimula a atenção e a agilidade.

Como se brinca?

Dentro de casa, no quintal ou em outro ambiente semelhante, os participantes devem separar algumas cadeiras e enfileira-las aos pares, deixando uma de costas para a outra. É importante que o número de cadeiras seja menor do que número de participantes.

Ao som de uma música, as crianças devem contornar as cadeiras prestando atenção para o momento que a música parar, quando isso acontecer as crianças devem se sentar e aquela que não conseguir, perde.

À medida que as crianças forem perdendo, uma das cadeiras deve ser retirada, até que sobre somente uma e dois participantes que disputarão para ver quem ganha.

Jogo da memória

Objetivo da atividade

Para crianças a partir dos 8 anos, essa atividade estimula o tato e a memória.

Como se brinca?

Os pais devem separar alguns objetos do cotidiano mesmo, como moedas, potinhos, livros, cadernos, estojos, colheres, entre outros, além de papel e lápis para que cada uma possa escrever durante a atividade.

Com todos em pé, formando um círculo e com as mãos para trás, os pais entregarão para uma delas um objeto após o outro, enquanto umas vão passando para as outras o mais rápido possível. A intenção é que a criança tenha pouco tempo de contato com cada objeto.

Após passar todos os objetos, as crianças deverão se sentar e escrever o nome de cada um que passou pelas suas mãos.

Ganha aquele que lembrar o maior número de objetos.

Jogos de Tabuleiro e semelhantes

Os jogos que separamos nesta categoria são facilmente encontrados em lojas online e mercados do ramo.

Resta 1

Um jogo de tabuleiro muito conhecido por diversas gerações, é indicado para crianças a partir de 8 anos.

A temática do jogo é muito interessante e simples, cada jogador deve mover as peças para o centro do tabuleiro enquanto retiram seus adversários, até que sobre somente uma peça e o ganhador.

O jogo estimula o raciocínio lógico e estratégia.

Quebra-cabeça

O quebra cabeça também é uma atividade muito conhecida, além de ser de fácil acesso.

Hoje é possível encontrar quebra-cabeças dos temas mais variados, desde lindas paisagens até personagens de desenhos e filmes, o que estimula as crianças a quererem brincar e completar o quadro.

A maioria deles já vem com a faixa etária no rótulo, então é possível aplicar para crianças mais novas também.

A atividade é uma ótima para se fazer em família, além de resultar em um lindo quadro que pode ser emoldurado ao final, como um prêmio conquistado por todos que participaram.

A atividade estimula o raciocínio lógico, a atenção e o reconhecimento de padrões.

Batalha Naval

Com um tabuleiro que não permite que os participantes vejam a estrutura um do outro, ambos devem traçar estratégias para acertar o local onde o navio do adversário está, e então afundá-lo.

Recomendado para crianças a partir dos 8 anos, o jogo estimula o raciocínio lógico.

Aplicativos

Os aplicativos são uma ótima ferramenta para auxiliar as crianças e adolescentes em diversas atividades, tanto escolares quanto de passatempo.

Outro ponto positivo é o fato de muitas crianças e adolescentes terem uma grande fixação com celulares e tablets, então se vão usá-los, melhor que seja para o seu próprio desenvolvimento.

Os que separamos abaixo são gratuitos e estão disponíveis no Google Play Store e Apple Store.

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo indicado para adolescentes a partir dos 12 anos e traz uma característica muito criativa: o fato de ensinar espanhol e inglês com atividades práticas.

Nomeado como um dos melhores aplicativos para aprender idiomas, o Duolingo é utilizado por milhares de pessoas no mundo todo e traz uma didática muito simples que ajuda no aprendizado.

As atividades são realizadas a partir de repetição e cada nível traz exercícios de escrita, fala e audição.

Passatempos Inteligentes

Assim como o próprio nome já diz, o aplicativo traz diversas atividades de passatempo, mas diferente de outras opções, são passatempos com o intuito de estimular o pensamento lógico, a concentração e a memória.

São ao todo 19 jogos de adivinhação, lógica, concentração, quebra-cabeças e outros que contam com excelentes avaliações dos usuários.

Calculadora: O jogo

Direcionado para crianças a partir de 8 anos, o aplicativo estimula o pensamento lógico e a concentração, principalmente por propor a resolução de problemas matemáticos de forma criativa, divertida e totalmente interativa.

Se a criança ou o adolescente tem dificuldade em aprender matemática, esse aplicativo poderá ajudá-la a ver a disciplina com mais carinho e se entusiasmar mais para aprender.

Aproveite esse período de quarentena e coloque em prática as atividades e jogos educativos acima com as crianças, você vai ver como desenvolverá o desempenho das tarefas escolares ao mesmo tempo que transformará os momentos de ócio.

Compartilhe:

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Novidades

Cadastre seu email para receber nossos informativos


YoGamers do Bem - Todos os direitos reservados.

Criação do siteLogo Criativito