YoGamers do Bem favorece inclusão digital e transformação sócio cultural para crianças e adolescentes

Com o avanço da tecnologia e a necessidade diária de nos atualizarmos para as novas áreas no mercado e carreiras, se torna cada vez mais importante que toda a população tenha acesso ao meio digital.

Se essa importância já é alta para nós, adultos, imagine para as crianças e adolescentes do nosso país, principalmente para aquelas que não possuem acesso a esse meio?!

Mesmo em pleno século XXI, é possível encontrar uma grande parte da sociedade sem esse acesso a computadores e outros meios digitais.

Entre os diversos motivos para a falta de acesso, a falta de estrutura e a capacidade financeira das famílias são os principais, o que reforça o nível de desigualdade.

Uma pesquisa feita recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)¹, realizada entre agosto e dezembro de 2018, apontou que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõe de internet. Entre as classes mais baixas, como nas áreas rurais e comunidades carentes, o acesso é ainda mais restrito, e nem mesmo as escolas têm acesso à rede mundial de computadores por falta de infraestrutura.

Em plena era digital, as comunidades que não têm acesso ao universo tecnológico correm um grande risco por falta de oportunidades e aprendizados atuais que atingirão, principalmente crianças e adolescentes, tanto agora, durante o seu desenvolvimento, quanto daqui há alguns anos, quando terão a necessidade de entrar no mercado de trabalho e não poderão contar com essa experiência e convívio que outra parte da população tem com maior facilidade.

Além disso, de acordo com o estudo Exclusão digital – Problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas², realizado pelo professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bernardo Sorj e pelo Pesquisador do Favela, Opinião e Mercado, Luís Eduardo Guedes, “a universalização do acesso é antes de tudo um instrumento para diminuir os danos sociais do ponto de vista da luta contra a desigualdade“.

Tendo em vista que saúde mental é um conjunto de fatores psicológicos, sociais e biológicos, a situação de vulnerabilidade social acaba gerando um sofrimento psíquico, com impactos na qualidade de vida e bem-estar desses grupos com menores recursos.

Entendendo a infância e a adolescência como fases importantes na construção da identidade, onde autoimagem, valores e opiniões são formados, e a participação social como parte fundamental desta construção, a inclusão social através da inclusão digital favorece esse momento, proporcionando novas possibilidades de descobertas, novas experiências, novos papéis e condutas sociais para essas crianças e adolescentes.

A inclusão social é protegida quando essas estão inseridas em ocupações significativas no cotidiano, onde se sentem pertencendo a algo, onde suas necessidades são atendidas, sendo essas pessoais, sociais e também de saúde.

Nesse sentido, podemos destacar a ação educacional dentro da era digital como um recurso importante para a integridade e desenvolvimento, agregando elementos e habilidades à formação de crianças e adolescentes como cidadãos ativos e pertencentes ao meio.

Como uma instituição voltada para o terceiro setor, nós do YoGamers do Bem reconhecemos a importância e as oportunidades que a inclusão digital é capaz de trazer para crianças e adolescentes, além de todos os demais benefícios e aprendizados relacionados ao próprio desenvolvimento, interação social e a transformação sócio cultural de todas elas.

A inclusão digital promovida para jovens a partir de 10 anos matriculados em escolas públicas

Em uma realidade que é transformada digitalmente de forma extremamente rápida, a nossa preocupação com as crianças, jovens e adolescentes excluídos do meio digital é grande, principalmente pela falta de oportunidades e maiores dificuldades que eles enfrentarão futuramente.

Além disso, atividades como as que proporcionamos em nosso atendimento, trazem muitos outros benefícios, também necessários para o desenvolvimento, como:

  • A transformação sócio cultural;
  • A valorização da educação como um instrumento de humanização e de interação social;
  • O aprendizado através das soluções buscadas para as diversas situações que se apresentam durante os jogos eletrônicos, que entregam conceitos que também se aplicam na nossa realidade cotidiana;
  • Além de todo o conhecimento promovido que incentiva a curiosidade, a criatividade e a autoconfiança, o desenvolvimento da linguagem, a disciplina, o fortalecimento na relação familiar e muitos outros.

Aprendizados como esses e as oportunidades que a inclusão digital é capaz de entregar para crianças e jovens, mostram o quanto é importante que esse acesso seja uma realidade para todos o quanto antes, principalmente para as comunidades mais carentes.

Nós do YoGamers do Bem trabalhamos incansavelmente, contando com o apoio de grandes parceiros, no desenvolvimento de ações que favoreçam esses aprendizados e benefícios e você pode conhecer muito mais sobre os nossos projetos e história, navegando pelo nosso site, além de encontrar meios de nos ajudar nessa causa.

Fontes

¹Acesso digital – g1.com
²Exclusão digital – Problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas

Compartilhe:

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Novidades

Cadastre seu email para receber nossos informativos


YoGamers do Bem - Todos os direitos reservados.

Criação do siteLogo Criativito