Como a pandemia forçou a educação no Brasil a dar os primeiros passos para o ensino digital?

A pandemia do coronavírus, assim como diversas outras crises já enfrentadas até então, exigiu mudanças repentinas e tomadas de decisão para transformar problemas em oportunidades, impulsionando inovações em diversas frentes.

Diante de tantas complicações causadas pelo distanciamento e inflamadas pela desigualdade, educadores tiveram que correr contra o relógio em busca de alternativas para tornar os impactos na educação, os menores possíveis.

A pandemia nos abriu os olhos para diversos problemas na educação que precisavam ser revistos, mas também nos forçou a repensarmos o ensino como um todo e analisarmos as melhores maneiras de colocar em prática as mudanças necessárias e a inclusão digital que a atualidade exige.

Mesmo em pleno século 21 e com tantas possibilidades tecnológicas ao nosso favor, as escolas continuam optando por um modelo de ensino conservador, pouco inovador, muitas vezes incapaz de prender a atenção das crianças e dos jovens, e de despertar nelas o interesse no aprendizado, em buscar novos conhecimentos e no desenvolvimento de novas habilidades, necessárias para as profissões do futuro.

Para se ter noção, um estudo realizado pela Dell Tecnologies, relatou que as gerações mais novas e que estarão buscando por oportunidades no mercado de trabalho em 2030, encontrarão profissões (85%) que nem se quer existem atualmente, e diante dessa perspectiva, será que estamos trabalhando para que nossas crianças e jovens tenham capacidades e habilidades diversas o bastante para se lançarem nessas novas profissões?

Utilizar ferramentas tecnológicas válidas podem favorecer o ensino, tornar as aulas mais atrativas, além de proporcionar novas habilidades para as nossas crianças e jovens. E, lamentavelmente, de forma brusca, a pandemia nos inclinou para os primeiros passos diante dessas necessidades.

Oportunidades digitais para o aprendizado de crianças e jovens

Nós sabemos que, dia após dia, as nossas vidas se tornam cada vez mais tecnológicas, tudo ao nosso redor se movimenta rápido demais e a inclusão digital se faz cada vez mais necessária para que os nossos jovens possam aproveitar dessas ferramentas na educação, alcançando diversos benefícios para as suas vidas.

Não é de hoje que algumas instituições já buscam a tecnologia como ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento das crianças, aqui no YoGamers do Bem sabemos da sua importância e levamos a inclusão digital diariamente através da primeira sala Gamer, lançada em Minas Gerais em 2019, onde crianças de escolas públicas adquirem conhecimento e experiências através de jogos digitais pedagógicos, vídeo aulas, aulas ao vivo e outras ferramentas digitais que irão auxiliá-las desde a sua transformação sociocultural, até a promoção de disciplina, valorização da educação, fortalecimento de aspectos cognitivos e interação social, além de diversos outros benefícios que elas levarão para a vida e para o desenvolvimento de suas carreiras diante das profissões do futuro.

O ensino digital favorece a troca de experiências através de jogos digitais educativos, ebooks, infográficos e sites interativos que podem trazer diversos benefícios para as aulas, transformando o ensino para alunos e professores.

Muitas dessas ferramentas foram as alternativas mais recorridas durante esse ano para que os alunos tivessem formas mais práticas e diferenciadas para estudarem a partir de suas casas.

Os jogos digitais educativos, por exemplo, podem simular situações que envolvem os alunos de maneiras diferentes das aplicadas em sala de aula, exigem habilidades intelectuais, inspirando e favorecendo conhecimentos e experiências como trabalho em equipe, criatividade, resolução de problemas, adaptabilidade, raciocínio lógico, entre tantas outras habilidades que muitas vezes, somente o copiar e decorar para prova, não são o bastante.

Outro grande exemplo, foram os sites interativos que promoveram visitas aos museus durante a pandemia, onde as crianças e adultos de todos os lugares do mundo puderam analisar e passear de forma gratuita, obtendo experiências enriquecedoras, mesmo sem sair de casa.

Toda essa inclusão digital, que se intensifica agora por causa da pandemia, nos faz enxergar as diversas possibilidades que temos pela frente e as inovações que precisamos inserir a partir de agora para transformar o dia a dia dentro e fora da sala de aula, favorecendo a educação através de ferramentas que valorizem o ensino, enriqueçam os alunos e os preparem para um futuro que é incerto e exige habilidades e competências capazes de seguirem as transformações que os aguardam.

Compartilhe:

Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Parceiros

Novidades

Cadastre seu email para receber nossos informativos


YoGamers do Bem - Todos os direitos reservados.

Criação do siteLogo Criativito